Todo sabão é produzido através de uma reação química entre uma gordura (no nosso caso óleos vegetais) e um álcali (material alcalino), este processo é chamado de SAPONIFICAÇÃO.
O álcali utilizado em TODOS os sabonetes sólidos é o hidróxido de sódio, mais conhecido como "soda cáustica", e nos sabonetes líquidos é o hidróxido de potássio - "potassa".
Ele é misturado à água destilada para a formação da lixívia, e esta, será a responsável pela saponificação dos óleos vegetais.
O uso do hidróxido de sódio (soda cáustica) ou do hidróxido de potássio (potassa), ou qualquer outra base alcalina, é indispensável para a produção de qualquer sabão. Portanto, TODOS os sabões/sabonetes em barra, sem exceção, são produzidos com hidróxido de sódio.
Porém, após o processo de saponificação, ela não estará mais presente, pois será neutralizada.
O Resultado deste processo de Saponificação é: SABÃO + GLICERINA.
Nos sabonetes industrializados, a glicerina formada, é retirada do sabão, para ser comercializada em outros setores da indústria (mais uma prova de que para as indústrias, o lucro é mais importante do que a qualidade) ou seja, a maioria dos sabonetes comerciais (com exceção dos glicerinados) são carentes de glicerina, que é justamente um dos principais umectantes para evitar o ressecamento da pele.
Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Pois além de conter os ácidos graxos dos óleos vegetais, os sabonetes artesanais naturais têm sua glicerina intacta, glicerina esta, que foi produzida do próprio processo de saponificação, gerando assim uma glicerina pura 100% vegetal.
Não se preocupe com a soda cáustica!
Fazendo uma "analogia", o hidrogênio é um combustível altamente inflamável, mas quando se junta com o oxigênio, ele forma a água; e nem por isso vc tem queimaduras ou explode quando bebe água, portanto, não se pode avaliar um componente isoladamente, mas sim em todo o processo químico que ele está envolvido.
Então, FIQUE TRANQUILA(O), não é preciso se preocupar com a "soda" que foi utilizada para saponificar as gorduras, mas sim com outros componentes químicos como BHT, BHA, PEG’s, EDTA, contidos nos sabonetes industriais, pois estes sim, serão nocivos à sua saúde.
Nosso método de produção do sabão (COLD PROCESS)
O Cold process como o próprio nome diz, é um processo à frio, ou seja, não é preciso prepará-lo no fogo. Os sabonetes feitos por Cold Process possuem espuma abundante, limpam e hidratam profundamente a pele, mantendo-a macia e saudável.
A qualidade do sabão produzido por Cold process, depende da totalidade da saponificação, e também do cuidado para se obter um produto isento de álcalis. Portanto, um sabão é considerado neutro, não por possuir um pH neutro, mas pela ausência de álcalis ou ácidos livres, provenientes da reação de saponificação; Esta é a razão pelo qual os sabonetes passam por um tempo mínimo de cura de 20 a 30 dias durante este processo. Pois se o processo de neutralização for incompleto, eles podem irritar a pele.
Com o Cold process, também podemos produzir sabões com propriedades terapêuticas, através da utilização de matéria prima natural medicinal, como os óleos vegetais, óleos essenciais, extratos, argilas, e uma infinidade de aditivos saudáveis e benéficos para a pele.
Quanto ao aroma natural, imaginem tomar um banho com um sabão de Lavanda com capim-limão? Ou de bergamota com cravo e canela?
Os óleos essenciais nos permitem infinitas possibilidades deliciosas e saudáveis!!
Nossos produtos são todos 100% naturais, livre das químicas dos sabões industrializados.
Todos os sabonetes produzidos por Cold process são artesanais, porém nem todos os sabonetes artesanais são naturais.
Existem sabonetes artesanais que contém componentes sintéticos, e conservantes nocivos como BHT, e até sulfatos. Fique ligada(o)!
Sua família agradece!